terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Essenciais - Sapatos

Como a minha mãe sempre dizia um homem sabe-se o que é pelo que calça.
Concordo com ela. Há duas semanas vi um rapaz com um blazer com riscas horizontais cinzas, e umas calças pretas, uma camisa igualmente preta e uns sapatos castanhos dos que eu costumo chamar dos "parolos". 
Tipo isto mas 10 vezes pior:




Mas o que vos venho falar é do tipo de sapato que todos os homens deveriam ter. E há artigos, e opiniões que deveriam ser 11. Agora imaginem nós homens jovens que na maioria temos mais que um par de sapatilhas?! Bem, eu reduzi a lista para 4. Começamos pelos que mais gostamos:



Ténis/Sapatilhas ou de desporto


Devem ser utilizados para o tal desporto e claro está que podemos usá-los em ocasiões extras, como o fazemos quase diariamente. Mas devemos ter em mente de os manter limpos. Cada vez mais temos uma imensa escolha, casuais, corrida, montanha, etc. Por isso, se os formos usar com um blazer, não se esqueçam dos jeans. Caso queiram usar um fato completo, lembrem-se que ao menos que sejam o Kanye West, é melhor não arriscar, já diziam os bons senhores da GQ.

New Balance 990
Converse Premium Curate Taylor

De Vela

Estes tipos de sapatos são utilizados por quem utiliza barcos. Mas mesmo assim, tornou-se um item indispensável do nosso Guarda-Fato, e na moda. Eu ainda sou um pouco velha guarda com algumas coisas, porque acho que existem dois tipos de sapato de vela básicos: e como estamos no inverno devemos usar os sapatos de vela de sola alta, apesar de ser apropriado e de bom gosto, protege-nos mais do frio, não estando com o pé mais directo no chão; que seria o caso de sapatos de vela de sola fina, mais para a primavera/verão.




Botas

As botas também têm as suas categorias, mas reduzo a duas: botas do dia-a-dia ou de trabalho, e botas de escalada. Claro está que hoje em dia a mistura é muita. A atenção que se deve fazer é se realmente formos fazer desportos ao ar livre e seja necessária a tal bota para o efeito e não para usar com um fato. De resto, cada bota sua ocasião, desde o cano alto à bota de fato.




Clássicos

Os sapatos clássicos podem ser com atacadores ou sem atacadores. De qualquer das formas o uso deste mesmo sapato tem de ser levado em conta. As cores são fundamentais, não usemos os pretos com os castanhos e vice-versa - nunca! Em contra partida essas duas cores combinam bem com quase qualquer outra. Caso usemos um bonito corte de fato, ou um outfit de trabalho, os sapatos clássicos são um must. Mesmo que arrisquemos com os jeans não faz mal algum.







Em suma:

A escolha dos nossos sapatos tem de ser inteligente. A limpeza e o bom senso vêm debaixo das solas, por isso são parte integrante de um bom estilo/sapato. A ousadia de cores não é o problema, mas sim como combinamos uma peça tão importante como o calçado com tudo o resto que temos. É a nossa base, e é sempre por ai que se começa. Mais uma vez meus caros, ganhamos pontos por muitas vezes deixarmos de lado os ténis que usamos desde o secundário ou a faculdade diariamente, para o exercício, para a levar ao cinema e para a bebedeira com os amigos; e ainda achamos engraçado usarmos os ténis no casamento do primo. Se já não temos 16 anos não custa nada começar aprender a caminhar com os sapatos certos.

Keep it up, Santiago Lima












Nenhum comentário:

Postar um comentário